quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Cursista: Cleonilde Alves Rodrigues Pinto

Unidade Escolar: Escola Municipal Sossego da Mamãe
Projeto Interdisciplinar: Sexualidade “Tô Ficando Diferente”
15/09/2010
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental 3º ao 5º ano
Língua Portuguesa, Literatura, Informática, Artes e Ciências
Sexualidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar o interesse pelo conhecimento de seu corpo e suas transformações;
Descobrir os meios de utilização de software, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
Realizar leitura on-line de textos relacionados ao tema com uso de software.
Duração das atividades
8 horas ( 4 dias de 2 horas)


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor pesquisará na Internet os sites com pesquisa , palestra contos e os recursos que facilitarão a aprendizagem dos alunos, como vídeos e sites com textos atrativos que tenham som, imagem animação e fará cópia do textos de acordo com os temas ,para distribuição e leitura em sala. Após este momento a professora explica e promove debates instigando as crianças a levantarem questionamentos relevantes ao tema .O projeto será realizado ao longo da semana, podendo ser estendido de acordo com o interesse e a necessidade.
Estratégias e recursos da aula
Num segundo momento o professor levará os alunos ao laboratório de informática para apresentar o site e propor a leitura dos textos com som, imagens e animação e apresentará o software Drawing for Children no qual os alunos realizarão uma produção textual. Três a três em cada computador os alunos deverão digitar as suas considerações com interação do trio, norteados pelos textos ouvidos e lidos on-line. Após a produção e a correção dos textos pelos alunos com a ajuda do professor e a ferramenta ortografia e gramática, os relatórios deverão ser impressas e expostas no cantinho de leitura e também transcritas para o caderno de produção com ilustrações criada pelos alunos.
Recursos Complementares
Material de uso comum;
Laboratório de informática;
Internet
www.comercialdigital.com.br/Sargy/Power%20Pont%20.../sargy_02.pp



Avaliação
A avaliação será continua por meio de observação feita pela equipe, relacionando o progresso dos alunos com o hábito da leitura, a capacidade de interpretação de textos e a contribuição do uso inteligente do computador para construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário