sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Conceito de Currículo e Integração de Tecnologias ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo
Cursista: Cleonilde Alves Rodrigues Pinto
Unidade Escolar: Escola municipal sossego da Mamãe.
Data: 17/09/2010

Conceito de Currículo e Integração de Tecnologias ao Currículo

Currículo é todo processo vivido na escola, onde propõe plano de ação adequado aos objetivos determinados, selecionando tudo aquilo que é possível ensinar. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que, como e quando avaliar.
A utilização de computadores na educação, como instrumento de aprendizagem pode ser bastante positiva. Deste que seja entendido como uma ferramenta que veio para que aluno idealize e desenvolva um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem. Dessa maneira o aprendizado é estimulado pelo fato de o aluno executar uma tarefa por meio do computador, como é o caso de softwares de jogos educativos e de simulação. O aluno deve ser encorajado a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem não previamente estruturadas, mas devidamente planejadas. Assim, o aprendizado que ocorre nestas situações pode ser mais frutífero e mais duradouro. Ao aluno é permitido errar e refazer. O aluno deixa de ser um mero observador que só reage quando solicitado, passa a ser um participante ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem.Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando-o para a construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo. A educação deve esta atualizada com relação às inovações tecnológicas como um recurso é preciso que se invista na formação de professores o quanto antes. Porque o professor tem ai um papel fundamental. É importante citar também a necessidade de estruturar projetos que viabilizem a prática da utilização do computador no processo de ensino-aprendizagem, incorporando-o como um instrumento na mediação da relação professor-aluno, de forma que a aula se torne mais atrativa e que a aprendizagem aconteça de forma interativa.

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