segunda-feira, 10 de maio de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?

Eu sou Cleonilde Alves Rodrigues Pinto, professora da rede municipal de ensino de Guaraí, sou graduada em pedagogia e pós-graduada em práticas pedagógicas na educação infantil e no ensino fundamental.
Atualmente trabalho na educação infantil. Sinto muito prazer em trabalha com os pequenos. Como professora eu costumo planejar as minhas aulas de forma que eu possa me colocar no lugar dos meus alunos, preocupando com o ponto de vista do mesmo, respeitando seus conhecimentos prévios e reconhecendo suas limitações. E tento ajudá-los a encontrar as repostas sem nenhum momento mostrar onde elas estão, ou seja, eu procuro ser um facilitador do conhecimento.
Utilizo em minhas aulas vários recursos existem na escola que trabalho tanto tecnológicos como pedagógicos como: TV, som, DVD, pesquisa, trabalhos em grupo e etc. Para que os alunos possam está se interagindo com os colegas seus conhecimentos.
Como aprendiz, me dedico a esta inovando meus conhecimentos com cursos de capacitações, leitura e é obvio que ao mesmo tempo em que ensino estou sempre aprendendo algo novo com meus alunos, pois bem sabemos que nós estamos em continua aprendizagem, que começa no minuto que nascemos e se estende ao longo de nossas vidas. Segundo a professora Maria Lúcia hoje o professor não dá mais informação, os alunos chegam com elas e cabe ao professor ajudar a seleciona - lá e transformá-las em conhecimento científico, usando suas teorias na pratica. Ele deve aprender a aprender com os alunos e com toda a comunidade, que precisam participar da escola. Essa e uma necessidade que nós educador temos que enfrentamos, pois os novos tempos nos exigem conhecimentos tecnológicos.
É fundamental que tenhamos consciência de que somos modelos de valores e padrões que os alunos imitarão ou rejeitará; levará na lembrança para a vida toda ou esquecerá

Nenhum comentário:

Postar um comentário