quarta-feira, 30 de junho de 2010

Unidade II atividade 4 - plano de aula

Curso:Tecnologia na Educação:ensinando e aprendendo com as TIC.
Cursista: Cleonide Alves Rodrigues pinto.
Tutora: Deusiran de Sousa Barros Silva.
Turma:B
Unidade 2 – Internet, hipertexto e hipermídia
Atividade: 4- plano de aula.

ESCOLA MUNICIPAL SOSSEGO DA MAMÃE
PROFESSORES: CLEONILDES ALVES RODRIGUES PINTO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA SERIE: 5º Ano Matutino
CONTEÚDO: Frações Próprias e Frações Impróprias

PLANO DE AULA

OBJETIVO ESPECÍFICO: Compreender a organização funcional dos números de forma fracionaria. As frações
Sugiram em nosso cotidiano entender que nos deparamos com situação de divisões constantemente.

OBJETIVOS OPERACIONAIS. (Objetivos Gerais)
• Dividir em partes iguais que representa meio ou metade.
• Distinguir as diferenças de frações próprias e impróprias.
• Analisar a construção de partes feita através dessas divisões.
• Conhecer as funções numeradoras e numerador;

CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
• Conceituais: Fração: números naturais, divisões, objetos concretos como; chocolate, frutas, pizza, giz desenhos feito pelo educando.
• Atitudinais: Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos.


5. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
• Informações a respeito do contexto em que o aluno vive.

6. PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
Estratégias e recursos da aula
Motivação: Vídeos
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-problemas-fracoes-427991.shtml
http://fundamentalcolegiao.wordpress.com/2009/08/24/aprendendo-um-pouco-mais-sobre-fracoes/
http://www.youtube.com/watch?v=FpZriM2aGuM&feature=player_embedded

• Explicação sobre o assunto Matemática de forma dinâmica descontraída e criativa. Desenhos de vários objetos mostrando através do professor para iniciar a discussão sobre conceito fração que cada aluno conhece no seu dia – a – dia:
• Dividir a turma em grupos, onde cada grupo ficará responsável pra abordar um tipo de fração utilizando diferentes exemplos e desenho na cartolina explicando sua importância na vida de cada um.
• Desenhar frutas e formas geométricas.
• Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando entendimento de cada um;
• Proposição de exercício no livro didático; ”Perguntas e respostas”.
• Para encerrar será feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula;

7. RECURSOS:
• Livro didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.

TEMPO PREVISTO:
• 02 Aulas h/a.

. AVALIAÇÃO:
• Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário